O Papel do Psicologo

O psicologo é o profissional que dedica sua carreira ao estudo de emoções e comportamentos para auxiliar seus pacientes. Até pouco atrás havia a ideia de que o psicologo só trabalhava com pessoas tidas como “loucas”, entretanto esse preconceito vem se dissipando e a sociedade tem reconhecido cada vez mais a importância do psicologo para a saúde pública.

Diversos fatores da sociedade podem afetar na saúde psicológica das pessoas. Situações como desemprego, violência e pouca distribuição de serviços públicos afetam, e muito na qualidade de vida das pessoas, tornando transtornos como ansiedade, depressão, stress e fobias cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. Por esses e outros motivos que o psicologo durante sua formação no curso superior, estuda temas como personalidade, sociedade e hábitos culturais, para poder avaliar o ambiente em que seu paciente está inserido e o reflexo disso nas suas emoções.

Após concluir a faculdade, o psicologo que atua na área clínica pode atender casos diversos ou se especializar em perfis de tratamento e pacientes, como por exemplo, psicologo especializado no tratamento de adolescentes e jovens, psicologo especializado em terapia para casais, psicologo especializado em orientação profissional e coaching entre diversas outras especialidades e ramos de atuação além da psicologia clínica.

Diversos fatores podem fazem com que as pessoas procurem por um psicologo, luto pela perda de alguém importante, depressão, necessidade de autoconhecimento, e por aí vai. O importante é saber quando precisa procurar pela ajuda do profissional psicologo ou aconselhar isso à um conhecido que esteja precisando. É importante também, ressaltar que o psicologo irá realizar seu trabalho através do diálogo e da análise do ambiente em que seu paciente está inserido, pela situação que ele está passando e as consequências disso para a saúde psicológica da pessoa. O psicologo não receita medicamentos, quando necessário, o psicologo atua de forma integrada com outros profissionais como psiquiatra, psicanalista, assistente social e demais profissionais da área da saúde.

O acesso ao tratamento de um psicologo de forma gratuita é realizado através dos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), um espaço composto por psicologos, enfermeiros, psiquiatras, assistentes sócias e terapeutas. Porém nesses locais são priorizados casos mais graves e tratamentos de pacientes com dependência de álcool e drogas.

psicologo.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s